Dircom lança manuais de comunicação

Estão disponíveis nove manuais de comunicação previstos na Política de Comunicação do IFSC. Os documentos estabelecem normas e detalham princípios de Comunicação a serem adotados pelos servidores. Os manuais estão disponíveis apenas na versão digital e podem ser conferidos aqui.

A produção dos documentos foi coordenada pela equipe da Diretoria de Comunicação do IFSC (Dircom). Os manuais disponibilizados nesta sexta passaram pela validação de todos os servidores que, durante o ano passado, puderam enviar sugestões.

O diretor de comunicação, Felipe Cintra, destaca que esses documentos foram feitos para facilitar a aplicação das diretrizes expostas na Política de Comunicação do IFSC. “Os manuais representam a política de comunicação vindo para o cotidiano do servidor”, enfatiza.

A Dircom recomenda que todos os servidores leiam os manuais, independentemente da área em que atuam. “Alguns temas são mais específicos para quem trabalha com comunicação ou está em um cargo de gestão, por exemplo, mas a maioria dos documentos deve ser de conhecimento geral, uma vez que todos no IFSC prestam atendimento a algum dos públicos estratégicos listados na Política ou precisam ter clareza de como escrever melhor um texto, seja um e-mail ou uma apresentação a ser feita num congresso”, explica Cintra.

Conheça brevemente cada manual e como ele pode ajudar os servidores:

Atendimento ao Público
Apresenta orientações para atendimento eletrônico (ao telefone, e-mail e mídias sociais); atendimento pessoal; atendimento por correspondência; como deve ser o serviço de recepção e também a Ouvidoria. Traz uma recomendação de saudação padrão a ser feita pelos servidores ao telefone e um modelo de assinatura de e-mail institucional

Comunicação Científica
Traz orientações para os pesquisadores do IFSC quanto às diversas formas de comunicação científica, aqui entendida como o processo de circulação de conhecimento científico entre pares – não só entre pesquisadores do IFSC, mas também entre estes e os pesquisadores de outras instituições. Além de sintetizar alguns aspectos conceituais sobre os processos da comunicação científica, aborda a publicação de periódicos científicos e apresenta as características dos principais tipos de textos científicos. Esse manual substitui a resolução Nº 119/2011 do CEPE que tratava das normas dos trabalhos acadêmicos.

Canais de Relacionamento
Explica o que são canais de relacionamento e as diretrizes para que um novo canal institucional seja criado, mantido e até extinto.

Planos de Comunicação
Traz a explicação do que é um planejamento e seus níveis e de como se montar um plano de comunicação e implementá-lo.  Apresenta um modelo de plano de comunicação que deve ser feito anualmente pelos câmpus.

Gestão de Crises
Oferece subsídios e diretrizes que precisam ser conhecidas por todos os servidores e consultadas quando o servidor estiver envolvido na gestão de crises institucionais. Apresenta conceitos e tipos de crise, além de abordar a postura do porta-voz da instituição em momentos de crise, bem como a forma de agir a ser adotada em todo o IFSC.

Redação
Busca esclarecer dúvidas sobre o ato de redigir. Ele é útil a todos que utilizam a linguagem escrita nas suas atividades diárias – ou seja, a grande maioria dos servidores. Também padroniza questões de estilo de texto e termos mais comuns utilizados em Educação. Traz ainda vários itens de padronização de redação e define a forma correta de utilização de diversos termos recorrentes na redação no IFSC.

Relacionamento com a imprensa
Apresenta explicações básicas sobre a dinâmica de trabalho das redações, bem como orientações sobre como os servidores que são ou possam vir a ser fontes do IFSC devem se portar em entrevistas.

Boas práticas de liderança
Traz orientações para que o gestor do IFSC, a partir de seu comprometimento, possa criar a verdadeira cultura de comunicação em suas equipes, em que todos se sintam responsáveis pela circulação de informações qualificadas, pela eliminação ou redução de ruídos e pela disposição em contribuir para a solução coletiva de eventuais problemas ou desafios institucionais.

Reuniões de Trabalho
Oferece orientações para o planejamento, condução, participação e avaliação das reuniões de trabalho no IFSC. Traz um roteiro de reunião e dicas para a redação de uma ata ou súmula.

A Política de Comunicação ainda prevê outros seis documentos que estão em elaboração pela Dircom. São eles: Manual da Campanha de Ingresso, Manual de Eventos, Manual de Identidade Visual, Manual de Mídias Sociais, Guia do Estudante e Guia do Servidor. A previsão é que todos sejam disponibilizados até o final do ano.

Para acessar os manuais, clique aqui.

Sobre a Política de Comunicação

A política de comunicação do IFSC foi construída coletivamente em 2013. Após o lançamento, a Dircom deu início ao processo de implementação do documento com visita a todos os câmpus.

A partir da Política de Comunicação, foram criadas algumas normativas para organizar o processo de comunicação no IFSC como a criação de canais de relacionamento e o uso de listas de e-mails institucionais. Também começaram a ser atualizados e produzidos manuais para facilitar a atuação na área.

Neste ano, deverá ser realizada a atualização do documento. Em 2015, os servidores tiveram a oportunidade de enviar sugestões para esse processo que será coordenado pela Dircom.

Para ler a Política de Comunicação na íntegra, clique aqui.

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