Servidores do IFSC podem avaliar o processo de construção da Política

Passados seis meses do lançamento da Política de Comunicação do IFSC, a Diretoria de Comunicação (Dircom) já promove uma ação como forma de acompanhar a implementação. Para que a Comissão de Gestão da Política de Comunicação – formada por servidores da Reitoria e de todos os câmpus – possa fazer uma primeira análise da iniciativa feita em 2013, está disponível um questionário on-line que deve ser respondido por todos os servidores do IFSC sobre o processo de construção da Política de Comunicação do IFSC. O prazo para responder é até 12 de maio.

A presidente da Comissão e diretora de Comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, explica a importância dessa avaliação. “Por ter sido uma iniciativa pioneira na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o processo foi novo para todos e, por isso, podemos ter cometido erros e acertos que queremos identificar para podermos aprimorar esse processo, considerando que faremos uma atualização da política periodicamente”, destaca.

A construção da Política de Comunicação englobou desde a sensibilização feita pela Diretoria de Comunicação para divulgar o início do processo, o seminário de lançamento do processo com a participação de servidores de todos os câmpus e da reitoria até as reuniões da comissão responsável pelo trabalho. Durante o período de construção , foram feitas também pesquisas sobre comunicação com diversos públicos do Instituto e disponibilizados espaços de participação para que os servidores pudessem enviar sugestões e críticas – como o ambiente virtual e o tópico no Fórum do IFSC. A minuta do documento foi posta ainda para apreciação de todos os servidores e o processo de construção foi encerrado com o lançamento do documento final em setembro de 2013.

Waléria esclarece que mesmo os servidores que não acompanharam o processo de construção ou que participaram pouco devem responder o questionário. “Queremos entender o motivo de quem não participou do processo e saber a avaliação de quem participou de alguma forma – sendo essa participação pouca ou de maneira mais forte”, afirma.

Apesar de a Política de Comunicação já estar em fase de implementação, com visitas e capacitações nos câmpus e na Reitoria e construção dos manuais, a pesquisa disponibilizada nesta sexta-feira (11) tem como foco apenas o processo de construção do documento. “Como a implementação está em andamento e é uma fase mais demorada, essa avaliação só será feita no futuro. O importante para nós agora é identificar a percepção dos servidores sobre o processo de construção para que tenhamos uma base quando formos atualizar o documento”, informa Waléria.

Para responder o questionário, os servidores do IFS podem acessar o formulário disponível no Fórum do IFSC (Clique aqui para acessar utilizando seu login e senha da intranet).

Publicado em Notícias Marcado com: ,