Comissão será responsável por acompanhar a implementação da Política de Comunicação

Apesar de ter sido lançada recentemente – em setembro do ano passado -, a Política de Comunicação do IFSC já estabelece a criação de uma Comissão de Gestão para acompanhar o processo de implementação. Instituída pela portaria nº2242, a comissão é formada por todos os servidores da Diretoria de Comunicação (Dircom), além de representantes de áreas ou setores estratégicos da Reitoria e de todos os câmpus. É papel da comissão avaliar a adequação das diretrizes da Política.

De acordo com o documento, a comissão deverá reunir-se periodicamente, no mínimo um vez por semestre. Além disso, sempre que houver necessidade de solucionar questões abrangidas pela Política ou de adaptá-las às novas exigências da sociedade, a Comissão poderá ser convocada.

Os representantes da Reitoria foram escolhidos pela Dircom de acordo com as áreas em que atuam. No caso dos câmpus, os diretores-gerais indicaram o nome de um servidor responsável pela comunicação.

A presidente da comissão e diretora de Comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, explica que os integrantes da comissão deverão atuar como guardiães do documento. Sempre que forem identificados desvios ou desobediência à aplicação das diretrizes, normas e dos princípios constantes na Politica, a comissão entrará em contato com os setores responsáveis buscando esclarecer e fazer as correções. “Nossa intenção não é impedir ações de comunicação, muito pelo contrário, uma vez que entendemos que é fundamental que o IFSC tenha diversas formas de comunicação com seus públicos. Mas é preciso fazer isso de maneira planejada, organizada e profissional, de maneira a fortalecer a imagem da nossa instituição. É nesse sentido que a comissão irá trabalhar, para orientar os servidores com base no que foi construído coletivamente e no que é melhor para o IFSC”, destaca Waléria.

A própria Política de Comunicação será revista periodicamente para que possa sempre acompanhar as mudanças da instituição e da própria sociedade. A previsão é que, a cada dois anos, o documento seja revisto e atualizado. A coordenação desse trabalho também é responsabilidade da Comissão de Gestão da Política de Comunicação.

Como colaborar?

A Política de Comunicação foi construída coletivamente em 2013 e todos os servidores puderam participar. Todo o processo pode ser conferido neste site da Política de Comunicação – onde também é possível ler a versão on-line da política. Mesmo assim, desde que o documento foi lançado, já é possível mandar sugestões para a próxima atualização.

As contribuições podem ser enviadas pelo e-mail comissao.comunicacao@ifsc.edu.br ou serem postadas no grupo Política de Comunicação no Fórum do IFSC voltado aos servidores. Para isso, foi criado um tópico de sugestões. Acesse o sistema com o login e a senha da intranet do IFSC.

Como parte do processo de implementação da Política, serão criados diversos manuais previstos no documento. A elaboração desses manuais também será aberta para que os servidores participem.

Publicado em Notícias Marcado com: ,