Política de Comunicação do IFSC é aprovada

SONY DSCNecessidade de planejamento, participação dos públicos, existência de uma estrutura profissional de comunicação e  responsabilidade de todos os servidores. Esses são alguns dos princípios que permeiam a Política de Comunicação do IFSC, aprovada na reunião do Conselho Superior desta quinta-feira (22). O documento começou a ser construído em dezembro do ano passado e é inédito na Rede Federal de Educação Profissional, Científica  e Tecnológica

A Política de Comunicação apresenta um conjunto de princípios, diretrizes e estratégias para orientar – de maneira uniforme, profissional e sistemática – o relacionamento do IFSC com os seus diversos públicos estratégicos. A construção do documento foi feita de maneira coletiva, com a coordenação de uma comissão designada por portaria para organizar a discussão e a orientação do professor Wilson da Costa Bueno, consultor externo contratado para o trabalho pela experiência na área.

Para a presidente da Comissão da Política de Comunicação e diretora de comunicação do IFSC,  Waléria Külkamp Haeming, a construção da Política foi um avanço para o Instituto. “Estamos imensamente felizes com a aprovação deste documento que marca a forma como a comunicação passa a ser vista na nossa instituição, como um instrumento estratégico de gestão”, destaca.

O documento é formado por 15 capítulos que tratam de temas como comunicação organizacional e no ambiente educacional, públicos estratégicos, canais de relacionamento, relacionamento com a imprensa, mídias sociais, eventos, divulgação científica, campanhas de ingresso, gestão de crises, fontes, comunicação interna, gestão da comunicação e planos de comunicação. Além dos princípios e diretrizes expostos na Política, o documento prevê uma série de manuais para orientar rotinas e práticas em comunicação.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, ressalta a mobilização para que o documento fosse construído coletivamente. “Parabenizo toda a equipe envolvida nesse desafio para que o resultado não fosse uma política de gabinete ou de uma só área”, afirma. A dirigente do Instituto acredita que o documento só trará benefícios ao IFSC. “Tenho certeza de que seremos um Instituto melhor”, enfatiza.

Lançamento

A Política de Comunicação será lançada oficialmente no dia 13 de setembro em um evento em Florianópolis. A partir desta data, o documento será disponibilizado para consulta no ambiente virtual da Política e começará a etapa de implementação do documento. De acordo com Waléria, o processo de internalização da Política será também um desafio para o IFSC. “Agora começará uma etapa ainda mais difícil e trabalhosa, mas necessária para colocarmos em prática tudo o que discutimos coletivamente e estabelecemos no documento”, afirma.

Acompanhamento

Como a comunicação é dinâmica, a Política de Comunicação também acompanhará as mudanças na área e novas necessidades que o IFSC possa apresentar. Por isso, como o próprio documento prevê, será montada uma Comissão de Gestão da Política de Comunicação para avaliar a adequação das diretrizes e o processo de implementação.

O ambiente virtual da Política será mantido para que as pessoas possam enviar sugestões ao documento, que serão analisada pela Comissão de Gestão para serem incorporadas numa próxima atualização.  Nesse site, é possível conferir como foi todo o processo de construção do documento.

Publicado em Notícias Marcado com: , ,