Minuta do documento está disponível para análise dos servidores do IFSC

A partir desta segunda-feira (24), os servidores do IFSC já podem analisar a minuta da Política de Comunicação do IFSC. O documento foi construído coletivamente pela Comissão da Política de Comunicação com o auxílio do consultor externo, Wilson da Costa Bueno. A consulta ficará disponível até o dia 14 de julho.

O processo de construção da Política de Comunicação do IFSC começou em dezembro do ano passado. Desde então, a Comissão da Política de Comunicação realizou diversas reuniões com a presença do consultor para discutir temas especiais que se reportam a processos, estratégias ou situações relevantes que devem merecer atenção especial dos profissionais de comunicação do IFSC e de seus gestores, nos vários níveis de decisão. Entre os assuntos tratados no documento, estão comunicação organizacional, comunicação no ambiente educacional, públicos estratégicos, comunicação interna, canais de relacionamento, relacionamento com a imprensa, fontes do IFSC, promoção, planejamento e organização de eventos, comunicação e a divulgação científica, campanhas de ingresso, mídias sociais, comunicação e gestão de crises, gestão da comunicação no IFSC e plano de comunicação.

Durante as próximas semanas, todos os servidores do IFSC – e também os conselheiros externos do Conselho Superior – poderão ler o documento e fazer sugestões ao texto. “Vamos analisar todas as contribuições e incorporar as sugestões adequadas pensando sempre no melhor para o IFSC”, explica a presidente da Comissão da Política e diretora de comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming.

Waléria ressalta o cuidado que os servidores devem ter em relação ao sigilo do documento que ainda está em construção. “Estamos disponibilizando o arquivo para que todos tenham acesso a essa Política que diz respeito ao trabalho de todos, mas pedimos que o documento não seja divulgado externamente, pois essa ainda não é sua versão final”, destaca.

Como contribuir

O documento está disponível no Fórum do IFSC (clique aqui).Para acessar o sistema, o servidor deve usar o mesmo login e senha da intranet.  Quem tiver sugestões em relação ao texto, pode postar no próprio Fórum na forma de comentário ou enviar um email para dir.com@ifsc.edu.br.

A presidente da Comissão explica que neste momento os servidores devem se ater às diretrizes principais que estão explicitadas no documento. “A forma de operacionalizar as normas, ideias de novos canais e aspectos mais pontuais de cada setor ou câmpus serão tratados na hora em que formos fazer os planos de comunicação como prevê a própria política”, diz.

Após receber as contribuições dos servidores, a Comissão da Política de Comunicação irá analisar as sugestões para fechar a versão final do documento que será apresentada ao Colégio de Dirigentes (Codir) em agosto e também passará pela a aprovação do Conselho Superior (Consup) do IFSC no mesmo mês.

Implementação

Após a aprovação do Consup, será iniciada a segunda etapa do macroprojeto institucional. “Entendemos que a internalização do documento será a parte mais difícil, já que precisaremos que todos os servidores se comprometam com as diretrizes de comunicação estabelecidas pelo IFSC e que entendam que a comunicação é responsabilidade de todos”, ressalta Waléria.

A intenção da Comissão é que em setembro seja feito o lançamento oficial da Política de Comunicação do IFSC – primeiro para os servidores e só depois para toda a comunidade. “Temos planejado que a implementação da Política de Comunicação ocorra até o final de 2014, mas é importante que tenhamos a clareza de que, a partir de então, esse processo será sistematicamente e periodicamente avaliado”, conta a presidente da comissão.

Publicado em Notícias Marcado com: , ,