IFSC terá Política de Comunicação

Qual a melhor forma de se comunicar com os públicos de interesse? Como alinhar os processos de comunicação num instituição descentralizada e em expansão? De que maneira atender melhor as demandas de comunicação internas e externas? A comunicação está presente no dia a dia de todos, mas ainda assim apresenta desafios que precisam ser superados para que melhores resultados sejam alcançados. Foi pensando nisso que o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) decidiu investir na área e iniciar um processo de elaboração de uma Política de Comunicação para a instituição. O trabalho foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (13) em um seminário envolvendo servidores de todos os câmpus e todas as pró-reitorias. A previsão é que até o final deste ano as diretrizes já estejam estabelecidas.

O processo de construção da Política de Comunicação do IFSC não será feito apenas com a participação dos servidores. A presidente da Comissão da Política de Comunicação e diretora de Comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, destaca que será uma construção coletiva e aberta a todos. “Vamos precisar da participação de alunos, ex-alunos, parceiros, imprensa e de todos os públicos que possuem uma relação com o nosso instituto” afirma. Waléria explica que as pessoas serão estimuladas a colaborarem dando opiniões no ambiente virtual feito especialmente para o processo de construção da Política.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, ressalta que a elaboração da política de comunicação não é um processo fácil, mas que trará bons resultados. “Será trabalhoso, levará um tempo até todos incorporarem a prática no seu dia a dia, mas temos certeza de que valerá a pena, pois, mais do que trazer resultados para a nossa instituição, esperamos que esse processo resulte de maneira positiva para todas as pessoas com as quais o IFSC se relaciona”diz.

A elaboração da Política de Comunicação do IFSC terá duas etapas. Até o final deste ano, será construído um documento com as diretrizes da área para todo o Instituto. Depois do documento pronto, será preciso internalizar as ações propostas e isso deve levar pelo menos mais um ano. “Na verdade, a implantação da política é um processo permanente, até porque periodicamente a política deve ser atualizada e novamente internalizada”, explica Waléria.

Ambiente Virtual

Para explicar o processo, divulgar informações e permitir a participação de todos, o IFSC criou o blog  da Política de Comunicação. Nesse espaço, é possível entender o trabalho e deixar sua opinião. “Provavelmente, faremos pesquisas com públicos específicos que serão divulgadas neste espaço”, explica Waléria. O ambiente ainda passa por ajustes, mas quem quiser acessá-lo para conhecer o processo e já deixar sua opinião, é só entrar em www.politicadecomunicacao.ifsc.edu.br.

Mascote da Comunicação

A primeira forma de participação que já pode ser feita é para a escolha do nome do mascote da Política de Comunicação. “O personagem foi desenvolvido para ajudar na disseminação do processo de uma forma mais atrativa”, explica o chefe do Departamento de Marketing e Jornalismo do IFSC, Heitor Éckeli. A votação é aberta a todos e está disponível no blog da Política.

Publicado em Notícias Marcado com: ,